Leituras para Casamentos: Novo Testamento

Os noivos podem escolher as Leituras que serão proferidas na Celebração do seu Matrimónio. 

Para tal, devem escolher:

*Uma Leitura do Antigo Testamento 
*Uma Leitura do Novo Testamento
*Evangelho (caso o pároco dê a opção de escolha)
*Oração Universal


Leituras do Novo Testamento

(Rom.8, 31b-35. 37-39)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos
Irmãos: Se Deus está por nós, que está contre nós?
Deus, que não poupou o seu próprio Filho, mas O entregou à morte por todos nós, como não havia de nos dar, com Ele, todas as coisas?
Quem acusará os eleitos de Deus? Deus, que os justifica? E quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu e, mais ainda, ressuscitou e está à direita de Deus e intercede por nós?
Quem poderá separar-nos do amor de Cristo? A tribulação, a angústia, a perseguição, a fome, a nudez, o perigo ou a espada?
Mas em tudo isto somos vencedores, graças Àquele que nos amou. Na verdade, eu estou certo que nem a morte, nem a vida, nem os Anjos, nem os Principados, nem o presente, nem o futuro, nem as Protestades, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que se manifestou em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Palavra do Senhor

(Rom.12, 1-2. 9-18 ou 1-2. 9-13)
Leitura da Epístula de São Paulo aos Romanos
Peço-vos, irmãos pela misericórdia de Deus, que vos ofereçais a vós mesmos como vítima santa, viva, agradável a Deus. Tal é o culto que Lhe deveis prestar.
Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para saberdes discernir, segundo a vontade de Deus, o que é bom, o que Lhe é agradável, o que é perfeito.
Seja a vossa caridade sem fingimento. Detestai o mal e aderi ao bem. Amai-vos uns aos outros com amor fraterno. Rivalizai uns com os outros na estima recíproca.
Não sejais indolentes no zelo, mas fervorosos no espírito. Dedicai-vos ao serviço do Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação, preserverantes na oração. Acudi com a vossa parte às necessidades dos cristãos; praticai generosamente a hospitalidade.
Bendizei aqueles que vos perseguem; abençoai e não os amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que estão alegres, chorai com os que choram. Tende os mesmos sentimentos uns para com os outros.
Não aspireis às grandezas, mas conformai-vos com o que é humilde. Não vos considereis como sábios. Naõ pagueis o mal com o mal, mas preocupai-vos em praticar o bem diante de todos os homens. Se for possível, quanto de vós depende, vivei em paz com todos.
Palavra do Senhor

(Rom.15, 1b-3a. 5-7.13)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Romanos
Irmãos: Não devemos procurar a própria satisfação, mas procure cada um de vós agradar ao próximo, para seu bem e edificação. Cristo não procurou o que Lhe era agradável .
O Deus da pacência e da consolação vos conceda que alimenteis os mesmos sentimentos uns para com os outros, segundo Cristo Jesus, para que, numa só alma e numa só voz, glorifiqueis a Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo. Acolhei-vos, portanto, uns aos outros, como Cristo vos acolheu, para glória de Deus.
O Deus da esperança vos encha plenamente de alegria e de paz na prática da vossa fé, para que abundeis na esperança, pela virtude do Espírito Santo.
Palavra do Senhor

(Cor.6, 13c-15a. 17-20)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Coríntios
Irmaõs: O corpo não é para a imoralidade, mas para o Senhor, e o Senhor para o corpo. Deus, que ressuscitou o Senhor, també nos ressiscitará a nós pelo poder.
Não sabeis que so vossos corpos são mebros de Cristo? Aquele que se une ao Senhor constitui com Ele um só Espírito.
Fugi da imoralidade. Qualquer outro pecado que o homem cometa é exterior ao seu corpo; mas o que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo.
Não sabeis que o vosso corpo é Templo do Espírito Santo, que habita em vós e vos foi dado por Deus? Não pertenceis a vós mesmos, porque fostes resgatados por grande preço: glorifica a Deus no vosso corpo.
Palavra do Senhor

(Cor.12,31-13,8a)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Coríntios
Irmãos: Aspirai com ardor aos dons espirituais mais elevados. Vou mostrar-vos um caminho de perfeição que ultrapassa tudo.
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como bronze que ressoa ou como símbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom da profecia e conheça todos os mistérios e toda a ciência, ainda que eu possuaa virtude da fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, nada sou.
E ainda que reparta todos os meus haveres e entregue o meu corpopara ser queimado, se não tiver caridade, de nada me aproveita.
A caridade é paciente, a caridade é benigna; não é invejosa, não é altiva nem orgulhosa; não é inconveniente, não procura o próprio interesse; não se irrita nem guarda ressentimento; não se alegra com a injustiça, mas alegra-se com a verdade; tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
A caridade não acaba nunca.
Palavra do Senhor

(Ef.4, 1-6)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Efésios
Irmãos: Eu, prisioeiro pela causa do Senhor, recomendo-vos que vos comporteis segundo a maneira de viver a que fostes chamados: procedei com toda a humildade, mansidão e paciência; suportai-vos uns aos outros com caridade; empenhai-vos em manter a unidade de espírito pelo vínculo da paz.
Há um só Corpo e um só Espírito, como existe uma só esperança na vida a que fostes chamados.
Há um só Senhor, uma só fé, um só Baptismo.
Há um só Deus e Pai de todos, que está acime de todos, actua em todos e em todos se encontra.
Palavra do Senhor

(Ef.)
Leitura da Epístola de S. Paulo aos Efésios
Irmãos: Caminhai na caridade, a exemplo de Cristo, que nos amou e se entregou por nós.
Sede submissos uns aos outros no temor de Cristo. As esposas submetam-se aos maridos como ao Senhor, porque o marido é a cabeça da esposa como Cristo é a cabeça da Igreja, seu corpo, do qual é o Salvador.
Ora, como a Igreja se submete a Cristo, assim também as esposas se devem submeter em tudo aos maridos.
Maridos, amai as vossas esposas como Cristo amou a Igreja e Se entregou por ela, a fim de a santificar, purificando-a no Baptismo da água pela palavra da vida, para a apresentar a Si mesmo como Igreja cheia de glória, sem mancha nem ruga, mas santa e imaculada.
Assim os maridos devem amar as suas esposas como a seus corpos. Quem ama a sua esposa ama-se a si mesmo. Ninguém de facto odiou jamais o seu corpo, antes o alimenta e lhe presta cuidados, como Cristo à Igreja; pois nós somos membros do seu Corpo.
Por isso, o homem deixará pai e mãe, para se unir à sua esposa, e serão os dois uma só carne. É grande este mistério, digo-o em relação a Cristo e à Igreja. Assim, portanto, cada um de vós ama a sua esposa como a si mesmo e a esposa respeite o marido.
Palavra do Senhor

(Col.3, 12-17)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Colossenses
Irmãos: Como eleitos de Deus, santos e predilectos, revesti-vos de sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão e paciência. Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, se algum tiver razão de culpa contra o outro. Tal como o Senhor os perdoou, assim deveis fazer vós também.
Acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição.
Reine em vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados para formar um só Corpo. E vivei em acção de graças.
Habite em vós com abundânica a palavra de Cristo, para vos instruirdes e aconselhardes uns aos outros com toda a sabedoria; e com salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai de todo o coração a Deus a vossa gratidão.
E tudo quanto fizerdes, por palavras ou por obras, seja tudo em nome do Senhor Jesus, dando graças por ele a Deus Pai.
Palavra do Senhor

(Heb. 13, 1-4a. 5-6b)
Leitura da Epístola de São Paulo aos Hebreus
Irmãos: Permanecei firmes no amor fraterno. Não esqueçais a hospitalidade, porque, graças a ela, alguns, sem o saberem, hospedam Anjos.
Lembrai-vos dos prisioneiros, como se estivésseis presos com eles; lembrai-vos dos que são maltratados, porque vós também tendes um corpo.
O matrimónio seja honrado em todas as famílias e o leito conjugal sem mancha.
O vosso modo de proceder seja desinteressado, contentando-vos com o que possuís, porque Deus disse: "Eu não te abandonarei nem te desampararei", de modo a que possamos dizer confiadamente: " O Senhor é por mim: nada temo".
Palavra do Senhor

(1Pe 3, 1-9)
Leitura da Epístola de São Pedro
Irmãos: As esposas sejam submissas aos seus maridos, para que, embora alguns recusem acreditar na palvra, eles sejam conquistados, sem palvra pelo procedimento das suas esposas, observando a vossa vida casta e respeitosa.
Não seja o seu adorno apenas exterior: cabelo frisados, adereços de ouro, vestidos elegantes; mas sim o ornamento interior e oculto do coração, a pureza incorruptível de um espírito suave e pacífico, que é precioso aos olhos de Deus.
Era assim que outrora se adornavam as santas mulheres que esperavam em Deus; viviam submissas aos seus maridos como Sara, que obedecia a Abraão, chamando-lhe seu Senhor. Dela sois filhas, se fizerdes o bem sem temor e sem perturbação alguma.
De maneira semelhante, os maridos convivam sabiamete com suas esposas, tratando-as com respeito, como seres mais frágeis; tenham consideração por elas, como herdeiras com eles da graça da vida. E assim nada virá a impedir as vissas orações.
Enfim, permanecei unidos nos mesmos sentimentos, na compaixão, no amor fraterno, na misericórdia e na humildade. Não pagueis o mal com o mal, nem injúria com injúria. Pelo contrário, abençoai, porque para isto fostes chamados, a fim de vos tornardes herdeiros da bênção de Deus.
Palavra do Senhor