Leituras para Casamentos: Antigo Testamento

Os noivos podem escolher as Leituras que serão proferidas na Celebração do seu Matrimónio. 

Para tal, devem escolher:

*Uma Leitura do Antigo Testamento 
*Uma Leitura do Novo Testamento
*Evangelho (caso o pároco dê a opção de escolha)
*Oração Universal


Leituras do Antigo Testamento


Gen(1,26-28.31a)
Leitura do Livro do Génesis
Disse Deus: "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança.
Domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, sobre os animais selvagens e sobre todos os réptéis que rastejam pela terra".
Deus criou o homem à sua imagem, criou-o á imagem de Deus. Ele os criou homem e mulher. Deus nabençou-os e disse-lhes:" Crescei e multiplicai-vos; enchei e dominai a terra. Dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem na terra".
Deus viu tudo o que tinha feito: era tudo muito bom.
Palavra do Senhor

(Gen 2, 18-24)
Leitura do Livro do Génesis
Disse o Senhor Deus: "Não é bom que o Homem esteja só: 
vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele".
Então o Senhor Deus, depois de ter formado da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, conduzio-os até junto do homem, para ver como ele os chamaria, a fim de que todos os seres vivos fossem conhecidos pelo nome que o homem lhes desse.
O homem chamou pelos seus nomes todos os animais domésticos, todas as aves do céu e todos os animais do campo. Mas não encontrou uma auxiliar semelhante a ele.
Então o Senhor Deus fez descer sobre o homem um sono profundo e, enquanto ele dormia, tirou-lhe uma costela, fazendo crecer a carne em seu lugar. Da costela do Homem o Senhor Deus formou a mulher e apresentou-a ao homem.
Ao vê-la, o homem exclamou: "Esta é realmente osso dos meus ossos e carne da minha carne.
Chamar-se-à mulher, porque foi tirada do homem".
Por isso, o homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e serão uma só carne.
Palavra do Senhor

(Gen.24, 48-51. 58-67)
Leitura do Livro do Génesis
Naqueles dias, o servo de Abraão disse a Labão: " Eu prostei-me em adoração e louvei o Senhor, Deus de meu amo Abraão, que me conduziu pelo recto caminho, a fim de escolher a sobrinha do meu amo para mulher de seu filho.
Agora, se quereis usar de benevolência e fidelidade para com meu amo, dizei-mo. Se não dizei-mo também, e dirigir-me-ei para a direita ou para a esquerda".
Labão e Batuel responderam: " É do Senhor que tudo isto vem. Nós nada podemos dizer-te. Aqui está Rebeca. Toma-a e parte, para que ela seja esposa do teu amo, segundo a palavra do Senhor".
Chamaram Rebeca e perguntaram-lhe: " Queres ir com este homem?".
"Sim", repondeu ela.
Despediram-se então de Rebeca, com sua ama, o servo de Abraão e seus homens, e abençoaram
Rebeca, dizendo: " És nossa irmã: possas tu vir a ser mãe de um grande povo e a tua descendência triunfe dos seus inimigos."
Rebeca e as servas levantaram-se e, montadas em camelos, seguiram o homem; e o servo que conduzia Rebeca pôs-se a caminho.
Isaac regressara do poço de Lacai-Roi e residia no Negueb. Um dia, ao cair da tarde saiu a dar uma volta pelos campos, ergueu os olhos e viu camelos que se aproximavam. Também Rebeca levantou os olhos e, vendo Isaac, desceu do camelo e perguntou ao servo:
"Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?"
"É o meu amo", repondeu o servo.
Imediatamente Rebeca se cobriu com o véu.
O servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. Depois Isaac conduziu Rebeca à tenda da Sara, sua mãe, recebendo-a por esposa e amou-a. Assim foi consolado da morte da sua mãe.
Palavra do Senhor

(Tob.7, 6-14)
Leitura do Livro de Tobias
Naqueles dias, Raquel levantou-se e beijou Tobias, chorando de comoção. Depois abençoou-o dizendo: " Bendito sejas tu, filho de tão bom e digno pai! Oh triste infelicidade, ter ficado cego um homem tão justo e tão carinhoso!". Lançou-se ao pescoço de Tobias, seu parente, e continuou a chorar. Também Edna, sua esposa, chorava, bem como Sara, sua filha.
A seguir, mataram um carneiro do rebanho e ofereceram-lhes cordial hospedagem.
Depois de se terem lavado e sentado à mesa, Tobias disse a Rafael: " Irmão Azarias, pede a Raquel que me dê por esposa Sara, minha prima".
Raquel ouviu estas palavras e disse ao jovem: "Come, bebe e passa a noite tranquilo, porque ninguém tem mais direito de receber como esposa minha filha Sara, do que tu, meu irmão, nem eu tenho o direito de a entregar a outro senão a ti, porque és o meu parente mais próximo.
Devo, contudo, dizer-te a verdade, filho: já a dei a sete maridos da nossa linhagem e todos morreram na noite em que dela se aproximaram. Mas agora, filho, come e bebe".
Tobias, porém respondeu: " Não comerei nem beberei antes que resolvas a minha situação".
Disse Raquel: "Toma-a desde este momento, segundo a sentença do livro de Moisés; pelo próprio Céu foi decidido que ela te seja entregue. Leva a tua prima para casa; doravante serás seu irmão e ela tua irmã. A partir de hoje, ela te pertence para sempre. E o Senhor do Céu, meu filho, vos faça felizes esta noite e vos conceda misericórdia e paz".
A seguir, Raquel chamou Sara, sua filha, e ela aproximou-se; tomando-a pela mão, entregou-a a Tobias, dizendo: "Toma-a por esposa, segundo a lei do decreto do livro de Moisés". Só então começaram a comer e a beber.
Palavra do Senhor

(Tob.8, 4b-8)
Leitura do Livro de Tobias
Na noite do casamento, Tobias disse a Sara: " Levanta-te minha irmã; vamos rezar, pedindo ao Senhor que nos conceda a sua misericórdia e a sua protecção".
Ela levantou-se e começaram a rezar para obter misericórdia e protecção.
Disse Tobias: "Bendito sois, Deus dos nossos pais. Bendito é o vosso nome por todas as gerações. Louvem-vos os céus e todas as criaturas, por todos os séculos. Vós criastes Adão e lhes destes Eva por esposa, como auxílio e amparo; e de ambos nasceu o género humano. Vós dissestes:
'Não é bom que o homem esteja só: "façamos-lhe uma auxiliar semelhante a ele'.
Senhor, bem sabeis que não é por paixão, mas com intenção pura, que tomo a minha prima por esposa. Tende piedade de mim e dela fazei que cheguemos juntos a uma ditosa velhice".
Palavra do Senhor

(Prov.31, 10-13. 19-20. 30-31)
Leitura do Livro dos Provérbios
Quem poderá encontrar uma mulher virtuosa? O seu valor é maior que o das pérolas. Nela confia o coração do marido e jamais lhe falta coisa alguma. Ela dá-lhe bem-estar e não desventura em todos os dias da sua vida.
Procura obter lã e linho e põe mãos ao trabalho alegremente. Toma a roca em suas mãos, seus dedos manejam o fuso.
A graça é eganadora, e vã a beleza; a mulher que teme o Senhor é que será louvada. Dai-lhe o fruto das suas mãos, e suas obras a louvem às portas da cidade.
Palavra do Senhor

(Ct.2, 8-10. 14. 16a; 8, 6-7a)
Leitura do Livro do Cântico dos Cânticos
Eis a voz do meu amado. Ele aí vem, transpondo as montanhas, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a uma gazela ou ao filhinho da corça. Ei-lo que está por detrás do nosso muro, a olhar pela janela, a espreitar através das grades.
O meu amado ergue a voz e diz-me " Levanta-te minha amada, formosa minha, e vem. Minha pomba, escondida nas fendas dos rochedos, ao abrigo das encostas escarpadas, mostra-me o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz. A tua voz é suave e o teu rosto encantador".
O meu amado é para mim e eu sou para ele.
Ele disse-me: "Põe-me como um selo sobre o teu coração, como um selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte e a paixão é violenta como o abismo. Os seus ardores são setas de fogo, são chamas divinas. As águas divinas não podem apagar o amor, nem os rios o podem submergir".
Palavra do Senhor

(Ben.26, 1-4. 16-21)
Leitura do Livro de Ben-Sirá
Feliz o homem que tem uma mulher virtuosa, porque será dobrado o número dos seus dias. A mulher forte é a alegria do seu marido: passará em paz os anos da sua vida. A mulher virtuosa é uma sorte excelente: é o prémio dos que temem a Deus e será dada ao homem pelas suas boas acções. Rico ou pobre, o seu coração será feliz e o seu rosto mostrar-se-á sempre alegre.
A graça da esposa diligente alegra o seu marido e a sua sabedoria revigora-lhe os ossos. é um dom de Deus a mulher sensata e silenciosa: nada há que valha a mulher bem educada. A mulher santa e honesta é uma graça inestimável, e não tem preço uma alma casta.
Como o sol que brilha no alto dos céus, assim é a beleza da mulher virtuosa, como ornamento da sua casa.
Palavra do Senhor

(Jer.31, 31-32a. 33-34a)
Leitura do Livro do Profeta Jeremias
Dias virão, diz o Senhor, em que establecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova. Não será como a aliança que firmei com seus pais, no dia em que os tomei pela mão para os tirar da terra do Egipto.
Esta é a aliança que establecerei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor. Hei-de imprimir a minha lei no íntimo da sua alma e gravá-la-ei no seu coração. Eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. Não terão já de se instruir uns aos outros, nem dizer cada um a seu irmão: 'Aprende a conhecer o Senhor'. Todos eles Me conhecerão, desde o maior ao mais pequeno, diz o Senhor.
Palavra do Senhor